quinta-feira, 19 de abril de 2012

XADREZ ESCOLAR 01


O Desenvolvimento de Peças
Eudismar Abreu

Um dos princípios mais rudimentares, porém de total importância para o jogo de xadrez é o Desenvolvimento de Peças, O Xadrez foi desenvolvido para representar uma batalha entre dois exércitos, sendo que essa batalha está diretamente ligada a todas as estratégias de guerra, por tanto quando pensarmos em xadrez devemos avaliar também qual a postura dos soldados e oficiais em um campo de batalha na vida real.
No jogo de Xadrez, cada exercito é composto por oito soldados “peões” e oito oficiais “as peças maiores” cada um deles, exerce um papel específico, contudo todos devem se posicionar em locais “casas” estratégicos, lugares onde eles possam exercer com maior eficácia o papel a eles designados na batalha. Descreveremos alguns fatores que podem ajudar a identificar que lugares nossas peças podem empenhar uma melhor função, saibamos então o significado de Desenvolvimento de Peças.
1-       No Xadrez Desenvolver significa retirar uma peça maior de sua casa inicial em direção ao centro do tabuleiro, então se sabe agora que lance de peão não é desenvolvimento de peças, no entanto o movimento com peão auxilia o desenvolvimento.
2-      Quanto menos peões movermos no início da partida mais teremos peças desenvolvidas, Stenitz” O primeiro campeão mundial de xadrez” defendia que devemos mover no máximo três peões na abertura, muito embora o xadrez hiper moderno não dê tanta ênfase a esse conceito, aconselho aos iniciantes seguirem esse conselho de Stenitz, por tanto para desenvolvermos nossas peças precisamos mover apenas os peões da frente do rei e da rainha.

 
Seguindo esses paços poderemos sair da fase inicial da partida com uma boa mobilidade de peças. Abaixo segue uma partida onde fica bem claro o desenvolvimento de peças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário